AEROLITO ABRE CINCO VAGAS (ATUALIZAÇÃO: PROCESSO SELETIVO ENCERRADO).

Tiago Mattos
10 min readDec 6, 2021
Photo by Matt Le on Unsplash

*Todas as vagas deste processo seletivo já foram preenchidas. Em breve vamos comunicar as pessoas que aplicaram por email. Pedimos desculpas a quem tenha nos procurado e não tenhamos conseguido dar atenção. Qualquer dúvida, pode falar com hello@aeroli.to.

***

1_ A AEROLITO

Antes de qualquer coisa: precisamos nos apresentar. Mesmo que isso não seja lá tarefa muito simples.

A Aerolito é um ‘Futures Literacy Ecosystem’ — ou: um ‘Ecossistema Para Promover a Alfabetização de Futuros’. Essa é nossa grande missão: ajudar a sociedade a entender quais são as posturas/competências/habilidades para que todo mundo ‘fale a língua dos futuros’.

Somos uma mistura de escola, consultoria, empresa de pesquisa e laboratório. Por isso, nos vemos menos como uma empresa e mais como um ecossistema.

Para quem não entendeu ainda, o vídeo abaixo pode ajudar bastante. Mas mesmo para quem já é de casa o material pode ser extremamente útil. A Aerolito mudou muito nos últimos meses. E fica bem mais fácil entender as vagas tendo esse contexto em mente.

***

2_ SOBRE O PROCESSO SELETIVO.

Antes de seguir, por favor: leia com atenção aos itens abaixo. Até o final do post. Eles nos ajudarão a estarmos 100% alinhados. Beleza? :)

1. O processo de seleção da Aerolito não é um processo tradicional. Mas é bom deixar claro que, quando a gente diz isso, não estamos dizendo que ele será suuuuuuperdiferente. Apenas não espere alguns protocolos que são comuns no mundo corporativo. 🤘🏼

2. O nosso processo seletivo acontece ao longo de várias etapas e costuma demorar um pouco. Não há uma data exata para terminar. Pode ser que a gente contrate rapidinho para uma vaga e demore semanas para outra. Não existe padrão.

3. A Aerolito opera em trabalho remoto há alguns anos. Portanto, você pode morar onde quiser para trabalhar com a gente. Só, obviamente, precisa ter um computador próprio e acesso à internet. Falando em acesso à internet: nós temos como um dos nossos benefícios o ‘auxílio internet’. Um valor que o ajuda a pagar sua conta. É uma das formas que encontrarmos para criar essa rede de confiança mútua. 😇

4. Não costumamos falar de salários no anúncio da vaga, como forma de não expor publicamente a remuneração das pessoas que tenham uma posição semelhante na empresa. A partir da segunda etapa, isso será falado bem abertamente e com total transparência. De qualquer forma, aqui no anúncio, você já terá algumas informações que darão algum tipo de spoiler. :)

5. Vamos descrever as vagas de forma bem sintética. A explicação mais aprofundada vem na segunda etapa do processo, quando falarmos mais especificamente das responsabilidades, expectativas e da remuneração.

6. Você pode aplicar para mais de uma vaga se assim quiser. Viva a multidisciplinariedade. 👽

7. Há fatores bem objetivos para a seleção das pessoas e há fatores mais subjetivos. A Aerolito se reserva ao direito de guardar para si esses critérios. Até como forma de respeitar as pessoas não selecionadas. O que você pode ter certeza é que as pessoas responsáveis pela avaliação têm ajuda (interna e externa) para que o filtro aconteça da forma o mais consciente possível. Respeitando tanto a cultura da empresa, valorizando os novos protocolos ligados a recrutamento e seleção que a sociedade passou a cobrar e tentando minimizar ao máximo nossos vieses inconscientes.

8. Nossa intenção é contar com pessoas full-time e com dedicação exclusiva. Isso não significa trabalhar em horário rígidos. Pelo contrário: nossos horários são bem flexíveis. É, só e somente só, para você saber que, caso tenha o plano de assumir essa vaga na Aerolito, e também outras atividades em paralelo, é importante que isso fique claro desde o início das nossas conversas. Pedimos essa transparência, tá?

9. Quando todas as vagas estiverem fechadas, vamos enviar um email anunciando o fim do processo seletivo. Até lá, nós não faremos nenhuma manifestação oficial para os/as participantes. Muitas vezes uma vaga aparentemente fechada pode virar problema na parte burocrática — nos obrigando a voltar à estaca zero. Isso, às vezes, demora. Se você tiver em dúvida se o processo está ou não encerrado, é só nos acionar.

10. Se você tiver outras dúvidas, pode sempre nos procurar pelo hello@aeroli.to — que nós daremos todo o suporte que você precisar. :)

11. Vamos centralizar todas as informações do processo seletivo neste post aqui. Caso você queira encaminhar essa vaga para amigos/amigas, por favor: pedimos que encaminhe este link. Assim a informação não chega torta. 🥶

12. Por fim: se, depois de tudo isso, você ainda achar que faz sentido aplicar para a vaga, legal. Ficaremos felizes em receber sua mensagem. Agora, se algo aqui deixou você desconforável, talvez seja melhor nem ir adiante. Nosso processo seletivo reflete alguns valores importantes da nossa cultura. Se já de cara esses valores não bateram com os seus, é bem possível que eles também não batam ao longo das demais etapas. Então: seguimos cada um para o seu lado. E tudo bem. :)

***

3_ AS VAGAS

A) VAGA PARA GESTÃO GERAL DA UNIDADE DE CURSOS.

A Aerolito possui alguns braços, sendo que os dois maiores são os ‘Projetos B2B’ (cursos in-company e consultorias dentro de empresas) e os ‘Projetos B2C’ (cursos para o público final).

Estamos buscando uma pessoa para este último: alguém que assuma a gestão geral da unidade de ‘Projetos B2C’.

Ela ficará apenas abaixo do sócio da empresa, cuidando de toda a equipe e zelando por todos os lançamentos.

Daria para dizer que essa pessoa tem três grandes missões.

1) Cuidar dos cursos em todas as suas fases. Desde a concepção do programa, passando pela comunicação e estratégia de lançamento, controle financeiro (com a ajuda do time financeiro), contato com professores/professoras/parceiros, acompanhamento das aulas e análise de feedbacks. (Importante dizer: para 2022, a Aerolito pensa em ter parte dos seus projetos online e parte presencial. Portanto, ter disponibilidade para viajar é fundamental). *Obviamente que existe uma curva de aprendizado. Se você nunca fez isso, não se assuste. O importante é se enxergar na posição.

2) Ficar com o dedo no pulso de tudo que envolver conteúdo (ex: programação de postagens nas redes sociais) desses mesmos projetos. Também do institucional da Aerolito, uma vez que isso gera tráfego e conversão para nossas frentes B2C.

3) Ficar em contato com time de tecnologia. Nosso time tech trabalha por sprints (às vezes atendendo B2C, às vezes B2B). Toda vez que o time tech estiver focado numa entrega B2C, a cobrança por esses sprints é feita pela liderança do B2C. No caso, você.

Muito importante: na Aerolito, ‘Direção Geral da Unidade de Cursos’ não é sinônimo de ‘ficar apenas na estratégia’. Pelo contrário. Essa pessoa estará contantemente envolvida em questões do dia a dia.

Exemplo: quando montarmos nossos cursos, essa pessoa provavelmente não apenas demandará, mas provavelemnte cocriará o programa e estará presente em todas as aulas.

Evidente que há outras pessoas na unidade que darão suporte. Mas esse entendimento de ‘não ficarei apenas dando caminhos, tenho que colocar a mão na massa’ é a base de tudo. Saiba que você vai ‘sujar as mãos’.

A saber também: essa pessoa, além de um salário fixo mensal, recebe também participação nos resultados da empresa.

Acho que é meio óbvio, mas não custa reforçar: imaginamos alguém mais sênior, com um mínimo de experiência de gestão. Se você tiver vivência com educação, aprendizagem e/ou tecnologia, melhor ainda.

Quase ia esquecendo: como temos frentes internacionais, inglês é importante para a vaga. Não elimina, mas é algo que pesa.

***

B) VAGA DE GESTÃO DE COMUNIDADE / COMMUNITY MANAGER.

Essa é uma vaga nova na Aerolito e, por isso, talvez o nome nem seja o mais adequado. MEm resumo: essa pessoa terá pelo menos duas missões

1) Como a Aerolito opera com unidades bem separadas, e todo mundo em trabalho remoto, precisamos criar um senso de pertencimento/unidade para as diferentes pessoas da empresa. O objetivo é que todo mundo se sinta parte da mesma comunidade — e não de tribos separadas.

2) Essa pessoa também será interface com os nossos alunos/alunas/parceiros. Hoje, a relação Aerolito-turmas é muito intensa apenas enquanto os cursos estão rolando. Depois que o curso acaba, nos faltam condições para continuar essa troca de maios mais próxima. Então, a ideia é ter uma pessoa que seja um ponto de referência — e que possa gerir essa comunidade de Aeroliters e ex-Aeroliters. Criando conversas, trocas, eventos — sem a pretensão de que isso vire uma futura relação comercial. Não. Queremos apenas nos tornarmos verdadeiramente próximos de quem está querendo ser escutado. E que, hoje, infelizmente, fica no vácuo.

Para esta vaga, em razão da faixa de remuneração, estamos buscando alguém mais no início da vida profissional. O salário é bem diferente do anunciado na vaga de ‘gestão geral B2C’, ok?

***

C) GESTÃO DO PROJETO ‘THE WHY STORE: LOJA DE CONSUMO CONSCIENTE’.

A Aerolito se preparou para lançar, ainda em 2021, uma loja de consumo consciente chamada ‘The Why Store’. O projeto andou bem — mas, na reta final, a pessoa que faria a gestão da TWS saiu da empresa. E isso nos obrigou a dar alguns passos para trás.

Queremos retomar a The Why Store com todas as forças e lançar o quanto antes. Mas, para isso, precisamos de alguém que goste do assunto e que se dedique de corpo e alma.

Essa pessoa terá as seguintes missões:

1) Criar uma rede de relacionamento com marcas de consumo consciente. Queremos começar por marcas de moda. Portanto, se você é desse universo, será muito bem-vindo/bem-vinda. Na sequência, queremos abrir para outros campos além da moda (então, já saiba que não ficaremos restritos a isso). Mas certamente um diálogo com marcas de moda é o primeiro passo.

2) Gerir, junto com o time tech, a entrega da plataforma e os updates (como foi descrito na vaga A).

3) Ajudar a organizar uma (pequena) linha de produtos da Aerolito. Collabs com marcas de moda.

Mais: essa pessoa atuará junto com o sócio da empresa. A ideia é que ela toque, só e somente só, a The Why Store. Vocês atuarão juntos nessa frente. Em razão disso, o perfil que estamos buscando é bem multidisciplinar e com muita auto-gestão.

Para esta vaga, em razão da faixa de remuneração, estamos buscando alguém mais no início da vida profissional. O salário é bem diferente do anunciado na vaga de ‘gestão geral B2C’, ok?

***

D) GESTÃO DO PROJETO ‘AEROLITO KIDS: CAIXAS DO FUTURO’.

A Aerolito lançou, em 2020, a sua primeira frente kids chamada ‘Little Friends of Tomorrow’. A ideia do projeto é ensinar, através de uma atividade educacional tangível e auto-dirigida, as habilidades do presente para a geração do futuro.

Mas o projeto cresceu e a LFOT se chama, agora, ‘caixa do futuro’. Além da caixa original (que agora chamamos de ‘caixa do tempo’), criamos duas novas: a ‘caixa dos sentimentos’ e a ‘caixa da educação financeira’. Nossa ideia é termos muitas outras em breve.

Assim como no caso da ‘The Why Store’, o projeto andou bem — mas, na reta final, a pessoa que faria a gestão saiu. E isso nos obrigou a dar alguns passos para trás.

Queremos retomar com todas as forças e lançar essas três caixas o quanto antes. Mas, para isso, precisamos de alguém que goste de educação infantil e que queira se jogar de cabeça nessa jornada.

Essa pessoas terá as seguintes missões:

1) Lançar as caixas que ainda não foram lançadas.

2) Gerir financeiro, comunicação, vendas, estoque e envio das caixas vendidas.

3) Gerir, junto com o time tech, a entrega da plataforma e os updates.

4) Criar uma rede de contatos com parceiros do mundo da educação/aprendizagem para futuras parcerias.

Essa pessoa atuará junto com o sócio da empresa tocando, só e somente só, as caixas kids. Vocês atuarão juntos no dia a dia. Em razão disso, o perfil que estamos buscando é bem multidisciplinar e com muita auto-gestão.

Para esta vaga, em razão da faixa de remuneração, estamos buscando alguém mais no início da vida profissional. O salário é bem diferente do anunciado na vaga de ‘gestão geral B2C’, ok?

***

E) GESTÃO DE PROJETOS

É a versão mais jovem da vaga A. Inclusive, essa pessoa é que supervisionará você.

A ideia é cuidar dos cursos em todas as suas fases. Desde a concepção do programa, passando pela comunicação e estratégia de lançamento, controle financeiro (com a ajuda do time financeiro), contato com professores/professoras/parceiros, acompanhamento das aulas e análise de feedbacks. (Importante dizer: para 2022, a Aerolito pensa em ter parte dos seus projetos online e parte presencial. Portanto, ter disponibilidade para viajar é fundamental). *Obviamente que existe uma curva de aprendizado. Se você nunca fez isso, não se assuste. O importante é se enxergar na posição.

***

4_ AINDA SOBRE REMUNERAÇÃO

Como já comentamos acima, a Aerolito tem, por princípio, tratar disso apenas com as pessoas que passarem para a segunda etapa do processo. Então, neste momento, não vamos adiantar muita coisa.

Mas como esse é um tema sensível, e que é determinante para muitas pessoas, talvez valha um reforço de alguns pontos.

  • A remuneração será na mesma faixa e no mesmo formato dos outros profissionais do nosso atual time.
  • Como a vaga é remota, e qualquer pessoa do Brasil/mundo pode aplicar, também é importante saber que os parâmetros salariais variam de cidade para cidade. O custo de vida em São Paulo costuma ser maior que, por exemplo, Porto Alegre (onde fica boa parte do nosso time). Por consequência, os salários na região paulistana costumam ser mais generosos que no Sul.
  • Mas Porto Alegre, por sua vez, costuma ter remunerações mais generosas que uma pequena cidade do interior.
  • Então, é importante ter isso em mente quando chegarmos na segunda fase. Alinhar bem as expectativas de ambos os lados é fundamental.

***

5_ PARA APLICAR

  • Você terá que preencher um formulário (link a seguir) com uma série de informações. Portanto, tenha tudo organizado quando for fazer a sua aplicação.
  • Vamos pedir o seu nome, cidade, idade, formação de curso superior (se houver).
  • Também queremos ver algum tipo histórico profissional. Pode ser sua página no Linkedin, pode ser o seu currículo ou qualquer outro formato que julgar adequado. Se for CV, faça upload no Google Drive e mande apenas o link.
  • Queremos que você grave um vídeo, de menos de dois minutos, se apresentando rapidamente. Não se preocupe com a estética. Pode ser do celular mesmo. Não tem a menor necessidade de cenário e/ou iluminação profissional. É um vídeo caseiro. Suba para o Youtube ou para o Google Drive e nos mande só o link. Se for no Youtube, você pode assinalar a opção ‘privado’, de forma que só você (e as pessoas a quem você encaminhar o link) acessem o conteúdo. Se não souber como fazer, nos procure pelo hello@aeroli.to que a gente ajuda. Caso opte pelo Drive, não se esqueça de dar acesso para a gente.
  • Também pediremos para que você compartilhe as principais redes sociais que você usa.
  • Vale lembrar: não existe um prazo final para aplicação. Vamos avaliar os perfis assim que os e-mails forem chegando. O processo estará aberto até que a gente feche as contratações.
  • Agora sim: o link está aqui.
  • Boa sorte! :)

--

--

Tiago Mattos

I love to create (and test) hypothesis on the future of work and on the future of learning. Many consider my ideas silly. A few get inspired.